quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A quem interessa a lei da cópia privada

A quem interessa a Proposta de Lei 246, dita “lei da cópia privada”?

Dica: não é aos autores.

A cópia privada e a cópia ilegal de conteúdos confundem-se. Trata-se de conceitos muito diferentes mas, nos tempos mais recentes, temos verificado que, na mente do cidadão comum e até na de alguns interessados menos esclarecidos (incluindo alguns políticos), esses conceitos são uma e a mesma coisa. 

Que o digam as entidades de gestão coletiva de direitos de autor... 

De facto, no debate e na propaganda em torno do PL118 e do PL246, o lance de abertura dessas entidades passou por misturar as coisas, fazendo assemelhar a cópia privada à pirataria. A mistura continua, como procuro ilustrar aqui: Propinas e Megabytes.

Sendo assim, no momento em que existir uma taxa relativa à cópia privada, e sobretudo se essa taxa aparecer nas faturas, o consumidor vai sentir-se legitimado,  não apenas para fazer cópias privadas, mas também para utilizar cópias ilegais. O consumidor vai compreender que pagou e portanto pode.

Quem atualmente está disposto a pagar um preço por uma obra, vai achar que esse preço já está pago! Daqui resulta um prejuízo evidente para os titulares de direitos de autor e outros participantes na cadeia de valor das obras.

Com a PL246 os únicos que ganham são as entidades de gestão, porque asseguram a cobrança da sua quota parte, aconteça o que acontecer. Mesmo que diminuam as cobranças diretamente ligadas às vendas legítimas.

Sem comentários:

Enviar um comentário